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O que é o Mindfulness e como ele está sendo aplicado no Direito?

Saiba o que é Mindfulness e seus efeitos

Conhecida por ser uma atividade com altos níveis de estresse e pressão, a advocacia recebe atenção de especialistas para melhorar as condições mentais e de saúde destes profissionais. Uma prática, que se torna cada vez mais comum, é o Mindfulness. A palavra mindfulness significa “atenção plena”. Essa prática, também conhecida como meditação, direciona a mente para o tempo presente. Por isso, auxilia no tratamento de estresse, ansiedade, depressão e comportamentos de dependência. Para o professor de psicologia social e antropologia, Luciano Gomes dos Santos, sua aplicação à vida profissional traz resultados para os profissionais na capacidade de exercer controle, calma e reflexão. “É uma forma de programar a mente e a vida do profissional para lidar com os desafios da profissão”, diz Luciano. Para ele, o advogado que pratica o mindfulness estará mais preparado para focar a mente no trabalho, ausência de julgamentos precipitados, estado de atenção, sintonia do corpo e da mente, experiência de alegria, confiança, capacidade de escuta, perseverança nos projetos, disciplina, diminuição do estresse e do cansaço. “O profissional torna-se mais equilibrado do ponto de vista emocional e relacional. Aprende a focar e a programar a mente nas coisas essenciais do trabalho e da vida”, finaliza.

Todo profissional pode praticar o mindfulness. Não é necessário acompanhamento, mas é importante se comprometer com a prática todos os dias. Luciano Gomes orienta abaixo como praticar:

  1. Sente-se em uma posição confortável, mantendo a espinha ereta;
  2. Feche os olhos;
  3. Concentre sua atenção na respiração — observe o processo de aspirar e exalar o ar;
  4. Quando a mente “viajar”, traga-a de volta para a respiração (normal);
  5. Pratique 2 minutos por dia durante 21 dias. Depois passe para 4 minutos e, assim, sucessivamente.

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