Notícias, Publicações por ZMB Advogados

Médias e grandes empresas terão ‘cheque especial’ do BNDES

Entenda o que essa nova medida traz de positivo e como funciona o cheque especial

 

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) vai lançar uma linha pré-aprovada de crédito para médias e grandes empresas. O recurso vale para aquelas que já se relacionam com o banco e desejam investir na compra de máquinas e equipamentos. O modelo de oferta de crédito inclui 12 projetos que têm como expectativa serem implementados até o final deste ano. Com isso, espera-se que todos os procedimentos da análise do crédito e produtos oferecidos pelo banco passem por transformações.

Uma das principais mudanças que a nova medida deve trazer para as empresas é agilidade na liberação do crédito. Com a criação de uma área específica para essa origem, os prazos – que hoje chegam a 180 dias para análise – devem ser reduzidos e acontecer automaticamente, além de poder ser feito pelo banco parceiro.

Outro diferencial será com os limites do crédito, definidos a partir de uma análise preliminar da empresa e a constituição das garantias. Assim, quando a empresa solicitar, mais de 90% da análise já estará concluída. De acordo com o Banco Nacional, basta definir o que quer comprar, o sistema confere se o item está na base de financiáveis e está aprovado.

No caso das operações diretas, o custo do crédito será a TLP (taxa de longo prazo, que substituiu a TJLP nos financiamentos) mais o ganho do banco e o risco de crédito da empresa.  O banco que agora revisa todos os produtos, deixando de ter linhas de crédito com formato para cada setor, agora operacionalizará conforme o tipo e o desenvolvimento das empresas.

Cheque especial

Serve para ajudar a cobrir pequenos desajustes de fluxo de caixa ou para aproveitar oportunidades de negócio, como por exemplo, desconto de um fornecedor. Por isso, um dos cuidados necessários é sempre cobrir o saldo devedor no menor tempo possível. Outro ponto importante é fazer um plano de negócio para identificar quais são as melhores linhas de crédito.

 

 

Matérias Relacionadas