Contratos por ZMB Advogados

Como escolher um escritório de direito parceiro do departamento jurídico da sua empresa?

Uma das estratégias propostas atualmente para os departamentos jurídicos de empresas é o credenciamento de escritórios parceiros. Esse apoio é essencial para que as demandas operacionais possam ser delegadas, enquanto o foco do time interno está voltado exclusivamente para a gestão das ações e na consultoria jurídica, que realmente agregam valor ao negócio. Mas, de que forma é possível avaliar e escolher um parceiro/credenciado que esteja alinhado às necessidades e visão de sua empresa?

  • Confira a especialidade: Os escritórios de direito costumam trabalhar com algumas especialidades, e o ideal é buscar um que tenha profissionais com conhecimento prático e teórico nas áreas de atuação da sua empresa.

  • Entenda os diferenciais: Existem excelentes escritórios, mas é preciso que você se identifique com os diferenciais e as características próprias que cada um possui. Para você, é importante ter estrutura? Tempo de atuação do escritório? Número de filiais no Brasil e no mundo? Essa avaliação é importante e decisiva.

  • Busque cases: Depois de selecionar alguns escritórios procure conhecer um pouco do trabalho deles. Para isso, peça cases. Conhecendo o perfil dos clientes que atendem, que tipo de trabalho fizeram com cada um deles e quais foram os resultados, você terá uma ideia mais clara de como funciona a atuação de cada escritório.

  • Conheça os advogados: Invista tempo para ler sobre o currículo de cada advogado do escritório. Normalmente, os profissionais têm perfis e focos de atuação variados, e conhecê-los vai esclarecer como eles trabalham e de que forma podem auxiliar no desenvolvimento do seu negócio.

  • Marque uma reunião: conhecer pessoalmente a equipe que pode te representar permite verificar se as percepções do escritório estão corretas. Aproveite a reunião para tirar dúvidas, apresentar seu negócio, entender as formas de trabalho. Avalie se há sintonia entre vocês, se os profissionais agem com transparência, cordialidade e têm segurança nos seus discursos.

Após a decisão e contratação de um escritório parceiro, é hora de colocar em prática os indicadores de performances. Alguns deles são:

# Percentual de êxito em processos.

# Reversão de provisão para o caixa da empresa.

# Percentual de acordos em ações de menor complexidade.

# Percentual de economia nos acordos realizados nos processos.

# Atendimento de prazos.

Matérias Relacionadas